Projeto Baleia seleciona obras de artistas mulheres do DF e Entorno; veja como participar
O projeto Baleia, de mapeamento de artistas visuais, está com inscrições abertas para mulheres do Distrito Federal e da região do Entorno que abordem o tema “Tempo Circular” em suas obras. O prazo é até o dia 21 de agosto.
Ao todo, serão selecionados 20 trabalhos, que vão fazer parte de uma publicação impressa – em formato de zines [tipo de revista]. Os exemplares serão distribuídos de graça na capital.
A iniciativa também prevê uma votação popular para definir, entre as selecionadas, a ganhadora de um prêmio no valor de R$ 1 mil. As inscrições devem ser feitas pelo site do projeto. A votação estará disponível de 12 a 23 de outubro.
Segundo a coordenadora-geral do projeto, Beatriz Chaves, a proposta é dar visibilidade ao trabalho das artistas e contribuir para a diminuição das desigualdades de gênero nas artes.
“Nossa ideia é mapear e difundir entre a população do DF o que vem sendo produzido visualmente pelas mulheres artistas daqui. Acreditamos na arte e seu potencial de transformação social.”
A organização do projeto lembra que, de acordo com a pesquisa Perfil dos Trabalhadores da Cultura do DF, realizada entre 2014 e 2015, apenas 37% dos fazedores de cultura são mulheres. A maioria (63%) é homem.
Conheça o projeto
O Baleia é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF). Até 2021, o projeto pretende lançar quatro editais para divulgação gratuita dos trabalhos feitos por mulheres da região. Em cada seleção, o tema será definido por uma curadoria.
Nos quatros ciclos, 20 trabalhos devem ser escolhidos para compor um publicação impressa e uma ganhadora, por convocatória, do prêmio em dinheiro.
Tema das obras
De acordo com as organizadoras do projeto, as obras inscritas não precisam ser inéditas e podem, inclusive, estar em processo de finalização, desde que possam ser exibidas em uma plataforma bidimensional.
Os trabalhos submetidos, no entanto, devem atender ao tema “Tempo Circular” que foi proposto pela curadora Cinara Barbosa.
Segundo a curadora, a ideia é que o tema incentive as artistas a mostrarem como têm sido o cotidiano nesse momento de pandemia por causa do novo coronavírus. “A proposta é para refletirmos sobre a percepção desse tempo, dessa imersão, dessa repetição de atividades cotidianas”, explica.
“O tempo circular é essa ideia de provocar uma reflexão tanto dessa vivência cotidiana, dessa experiência que as circunstâncias de confinamento na sociedade atual podem provocar (…).”
Serviço
Primeira seletiva do projeto Baleia – Tempo Circular
- Inscrições: 3 a 21 de agosto
- Projeto Baleia
- Votação popular para escolha da ganhadora do prêmio: 12 a 23 de outubro
- Quem pode ser inscrever? Mulheres artistas visuais do Distrito Federal e Entorno.