DF completa 80 dias sem chuva; calor deve aumentar nos próximos dias, diz Inmet

DF completa 80 dias sem chuva; calor deve aumentar nos próximos dias, diz Inmet

Nesta quinta-feira (13), o Distrito Federal completa 80 dias de estiagem. A falta de chuvas é comum durante o inverno da capital. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o último registro foi em 25 de maio.

De acordo o meteorologista do Inmet Mamedes Melo, a seca vai fazer que os próximos dias sejam de temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar no DF.

A temperatura mínima deve atingir 15ºC e a máxima ficará acima dos 30ºC. O meteorologista afirma que a umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 25% até sexta-feira (14) e, no sábado (15), pode ser inferior a 20%.

Segundo o especialista, o motivo é a presença de uma massa de ar seca que está no Rio Grande do Sul e, migrando em direção à região Sudeste. “A aproximação da massa de ar influencia e faz as temperaturas no DF subirem.”

“Enquanto não houver chuva, vai ter o clima quente e seco no Distrito Federal”, afirma o especialista.

Para dias com baixa umidade, o Instituto Nacional de Meteorologia faz as seguintes recomendações:

  • Beber bastante água
  • Evitar desgaste físico nas horas mais secas
  • Evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia

Redução nas solicitações de queimadas

Segundo dados do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF), no primeiro semestre de 2020 houve queda de solicitações de atendimento a incêndios florestais na capital. Até 31 de julho deste ano, foram 2.337, contra 3.172 em 2019.

Na terça-feira (11), uma área de treinamento da Marinha, em Santa Maria, voltou a ter novos focos de incêndio. O terreno já havia pegado fogo na manhã de segunda-feira (10) e, de acordo com a corporação, as chamas tinham sido extintas.

Ao G1, a Marinha informou que foram queimados 139 hectares do local, conhecido como Área Alfa Marinha. A medida equivale a 1,39 milhões de metros quadrados, ou 195 campos de futebol.

Área da Marinha, atingida por incêndio volta a pegar fogo no DF — Foto: CMBDF/Divulgação

Área da Marinha, atingida por incêndio volta a pegar fogo no DF — Foto: CMBDF/Divulgação

Em 31 de julho, o Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou um estudo que mostra que o Cerrado teve 5.663 focos de queimadas em julho, o que representa um aumento de quase 6% em relação ao mesmo período de 2019. Veja abaixo total de incêndios por bioma:

Queimadas por bioma no Brasil

  1. Amazônia: 6.804
  2. Cerrado: 5663
  3. Pantanal: 1.684
  4. Mata Atlântica: 1.323
  5. Caatinga: 265
  6. Pampa: 67

Em casos de focos de incêndio, o Corpo de Bombeiros orienta que os moradores do DF acionem a corporação por telefone, pelo número 193.

blogbrasilianews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *