Atleta de goalball do DF marca 3 gols nas Paralimpíadas e seleção vence Lituânia: ‘Estreando com o pé direito’, diz

Atleta de goalball do DF marca 3 gols nas Paralimpíadas e seleção vence Lituânia: ‘Estreando com o pé direito’, diz

Atleta do goalball, modalidade desenvolvida exclusivamente para pessoas com deficiência visual, Leomon Moreno participou da goleada contra a seleção da Lituânia nesta terça-feira (24). A seleção brasileira masculina ganhou de 11 a 2 durante a estreia nos Jogos Paralímpicos de Tóquio.

Nascido no Riacho Fundo, no Distrito Federal, Leomon marcou três gols durante a partida. Nas redes sociais, ao lado dos colegas de time, o atleta de 28 anos, comemorou.

“Primeira vitória. Estreando com o pé direito, bora Brasil”, disse.

Leomon tem retinose pigmentar – uma doença hereditária, que causa a perda da visão gradativamente. Atualmente, o atleta tem apenas a percepção de “vultos”, no entanto, ele diz que não seria motivo para desistir, mas um incentivo.

Nesta quarta-feira (25), é a vez da seleção feminina de goalball estrear nos jogos Paralímpicos de Tóquio, em partida contra os Estados Unidos. O jogo ocorre às 8h30, e três atletas da equipe são do Distrito Federal.

Já a seleção masculina de goalball, volta às quadras na quinta-feira (26), à 1h15. O time também vai enfrentar os Estados Unidos.

Goalball

O goalball é um esporte de concentração e agilidade. São três atletas de cada lado, que ficam na frente do gol, e precisam atacar e defender.

A quadra tem as mesmas dimensões de uma quadra de vôlei, mas com marcação tátil. A bola tem um barulho, que ajuda os atletas a perceber para onde ela vai. O time que fizer mais gols em dois tempos de 12 minutos é o vencedor.

Leomon joga pela seleção brasileira desde 2010 e conquistou duas medalhas paralímpicas. Uma de prata, em Londres, em 2012, e uma de bronze no Rio, em 2016.

O atleta já foi considerado o melhor do mundo no esporte. Ele iniciou a trajetória em campeonatos escolares, regionais e brasileiros, até conquistar uma vaga na seleção principal.

A convocação veio junto com títulos individuais, como artilheiro de campeonato, melhor jogador de goalball do Brasil, melhor atleta paralímpico brasileiro de 2014 e da Europa, onde defende o Sporting de Portugal, ao mesmo tempo em que representa o Santos Clube, de São Paulo.

by: LUCAS CASTRO

blogbrasilianews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *