Gêmeas operadas na barriga da mãe, no DF, se recuperam após cirurgia: ‘Foi um sucesso’, dizem médicos
A paciente Karla Sarah da Silva, de 23 anos, e as filhas gêmeas que ainda estão na barriga da mãe passaram por uma cirurgia inédita na manhã desde domingo (22), no Distrito Federal.
O procedimento é uma fetoscopia – os vasos da placenta que fazem a comunicação entre os dois fetos foram separados por laser. De acordo com a Secretaria de Saúde, a cirurgia “foi um sucesso” e contou com a ajuda de uma câmera de vídeo, introduzida na cavidade amniótica (veja foto acima).
A cirurgia ocorreu no Hospital Materno-Infantil de Brasília (Hmib) e teve duração de 1h20. A mulher que está na 22ª semana de gravidez foi encaminhada para a enfermaria e tem previsão de alta para esta segunda-feira (23).
A mãe das meninas é moradora de Aparecida de Goiânia (GO) e disse aos médicos que “não sentiu nada durante o procedimento”.
“Estou ótima, deu tudo certo. Agora só falta esperar o dia do nascimento e escolher os nomes certinhos, já que os trocamos algumas vezes.”
‘Bebês ajudaram’
Segundo a médica Danielle do Brasil, uma das responsáveis pela cirurgia, o procedimento ocorreu “tranquilo e bem-sucedido”.
“As conexões sanguíneas foram separadas, conforme havíamos planejado. Até as bebês ajudaram, mantendo-se quietinhas para que o procedimento pudesse ser o sucesso que foi.”
Karla Sarah contou que nas primeiras semanas, descobriu que a gravidez era de gêmeos e que poderia ter complicações. A jovem foi acompanhada por médicos de Goiás, mas foi orientada a buscar especialistas em medicina fetal. Karla e o marido foram encaminhados para o Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib).