GDF beneficia famílias com entrega de máquinas agrícolas

GDF beneficia famílias com entrega de máquinas agrícolas

Famílias de 916 produtores rurais do Distrito Federal e de municípios da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride) receberam 104 maquinários e implementos agrícolas na manhã desta sexta-feira(1º). Além dos tratores, foram entregues pelo governo local microtratores e tanques que resfriam leite. O investimento foi de R$ 2,2 milhões.

Durante a cerimônia de entrega, o governador Ibaneis Rocha afirmou que a medida pretende viabilizar o trabalho no campo. “Isso tudo facilita a vida e fixa o homem no campo”, ponderou o governador. “A gente não pode deixar a pandemia tomar conta de tudo. Nós vivemos na cidade porque essas pessoas estão produzindo nas áreas rurais”, ressaltou.

Regularização fundiária
Ibaneis ainda criticou a falta de escritura das propriedades rurais onde as famílias trabalham, o que, segundo ele, gera dificuldades para os produtores, como na hora de contratar financiamentos agrícolas. “A regularização fundiária é um problema, estamos fazendo um levantamento de todas as terras”, declarou. “A paz social no campo só virá com a propriedade dos seus imóveis”, acrescentou o secretário de Agricultura, Cândido Teles.

Por isso, a intenção do governo é encaminhar até o fim deste ano à Câmara Legislativa (CLDF) um o decreto para a criação do Instituto de Terras Rurais do DF, que será responsável pelos títulos de regularização. “Uma cidade moderna como o Distrito Federal, que se diz capital do país, não pode conviver com o atraso que é a falta de regularização fundiária”, destacou Ibaneis.

No DF, há 5 mil processos de regularização de terras em aberto na Terracap. Segundo o órgão, entre 1960 a 2018, o GDF entregou apenas 23 escrituras a donos de chácaras e fazendas na área rural. Em 2019, foram mais 54.

Obras em área rural
Depois da entrega do maquinário, Ibaneis seguiu com a agenda nas áreas rurais. Ele visitou a obra do estacionamento no Polo Verde, no Lago Norte, e a pavimentação da estrada de acesso à escola Olhos d’Água.

O governador disse que pretende ampliar o projeto de asfaltamento de vias de acesso a escolas do campo. “As crianças vão para a escola com o pé na lama e na poeira. É um projeto que vai demorar um pouco, são muitas escolas, mas a gente vem trabalhando”.

 

by: VANESSA DA COSTA

blogbrasilianews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *