Como cuidar de um bonsai?

Como cuidar de um bonsai?

Bonsai é um termo japonês que significa “plantado em uma bandeja”. O cultivo destas encantadoras árvores surgiu na China e foi adaptado pelos japoneses. Com uma mistura de técnica de horticultura e estética, cultivar um bonsai é considerado uma arte atualmente, cujo objetivo é criar uma representação realista em miniatura da natureza, na forma de uma árvore.

Dicas para cuidar de um bonsai

O bonsai é uma ótima opção para quem deseja ter uma planta pequena e fácil de cuidar, bem como decorar e trazer mais vida para qualquer ambiente. Cuidar de uma árvore bonsai requer técnica e não é tão difícil como parece. Vera Consoli, proprietária de uma floricultura há 30 anos, onde vende bonsai e cuida da manutenção deles junto a seus clientes, deu algumas dicas básicas de cuidados para com esta delicada planta.

1. Cuidados na hora de regar

É preciso saber a temperatura do ambiente e as condições climáticas para determinar a quantidade de regas de cada bonsai. Em dias amenos, o ideal é regá-lo uma vez ao dia, nos horários da manhã ou fim de tarde. Em dias secos, é indicado que regue o bonsai duas vezes ao dia. Evite regar em excesso, isto pode gerar um apodrecimento da raiz, devido a falta de ar na terra.

2. Use um palito para verificar a umidade

Para ter mais certeza se está regando certo o bonsai, uma técnica muito usada é a de afundar um palito na terra do vaso e então retirar para verificar se o palito está muito molhado. Caso esteja encharcado, não é necessário fazer a rega naquele momento.

3. Faça a poda quando necessário

A frequência da poda depende de cada espécie, o que geralmente varia de 3 a 6 meses. A poda mais simples, consiste na retirada dos galhos e brotos que já tenham ultrapassado o tamanho e o formato pretendido. Isso pode ser feito utilizando tesouras específicas ou tesouras comuns, dependendo do tipo do bonsai. A poda tem o objetivo de forçar a distribuição uniforme e desenvolver uma folhagem densa. Caso seu bonsai necessite de uma poda mais específica, contate um profissional para auxiliá-lo.

4. Escolha o melhor lugar para deixá-lo

Cada espécie terá a necessidade de um local específico, pois algumas preferem a luz solar e outras preferem meia sombra. O ideal é tentar encontrar um ambiente onde a temperatura seja constante. Segundo Vera, é preciso observar a coloração das folhas. Se elas estiverem amareladas, é sinal de que está recebendo muita luz. Caso estejam escurecendo, é sinal de falta de luz.

5. Saiba como adubar corretamente

No caso do bonsai externo, é indicado que sua adubação seja feita no período de crescimento, que vai do início da primavera até metade do outono. Já os internos podem ser adubados o ano todo. É indicado que não se adube as árvores doentes. Vera recomenda sempre a utilização de adubos orgânicos, bem como que se use somente a quantidade indicada. Caso coloque adubo em excesso, o bonsai poderá morrer.

6. É preciso escolher o vaso certo

A escolha do vaso adequado para o bonsai é uma tarefa que demanda bastante cuidado, tendo em vista que muitos fatores devem ser analisados. Segundo Vera, o ideal é optar por vasos não vitrificados e que não possuam esmalte brilhante, a menos que a árvore tenha flores ou frutos. O tamanho do vaso deve ser proporcional a aproximadamente 2/3 da altura da árvore e a profundidade do vaso deve medir até 2 vezes a espessura do tronco na sua base.

7. Faça a troca do vaso na quando indicado

É preciso prestar atenção em diversos fatores para saber quando é a hora de fazer a troca do vaso. Quando perceber que as raízes estão mais densas no vaso do seu bonsai ou que a água está demorando mais tempo para ser absorvida pelo solo, pode ser um sinal de que está na hora de trocar de vaso. No caso dos bonsais maiores, as raízes crescerão mais depressa, por isso pode ser que o vaso tenha que ser mudado anualmente. Mas esta regra pode não funcionar com todos, é preciso notar as diferenças que a árvore está apresentando e decidir qual é o melhor período para a troca. Para alguns tipos de bonsai, é preferível que a mudança do vaso seja feita no verão ou na primavera, para outras espécies o outono é o período mais indicado.

8. Cuidado com as pragas e doenças

Quando bem cuidadas, o risco de infecção das árvores é mínimo. Por isso, certifique-se sempre que suas árvores estejam plantadas com mistura correta do solo. Siga sempre as dicas de boas práticas de cuidado para manter o seu bonsai saudável. Vera indica que se separe a árvore infectada das outras árvores para evitar a contaminação. Geralmente é necessário remover as partes infectadas da árvore e através da aplicação de um fungicida. Busque a ajuda de um profissional para detectar o tipo de praga ou doença, assim poderá encontrar um tratamento adequado.

by: VANESSA DA COSTA

blogbrasilianews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *