Mofo na parede: como evitar?

Mofo na parede: como evitar?

O mofo na parede estraga o visual de qualquer decoração, mas como evitar que ele apareça e como tratar quando ele surgir? Bom, a resposta irá depender do tipo de problema que você estiver enfrentando em casa.

Isso porque o mofo pode ter diversas causas. Elas variam da ausência de luz solar em um cômodo à falta de procedimentos impermeabilizantes na construção do imóvel.

Além disso, é preciso saber que a presença de mofo e o bolor dentro de casa pode favorecer a proliferação de fungos e bactérias prejudiciais ao organismo. Por isso, a depender do problema, é preciso contatar um profissional qualificado para obter o diagnóstico certo para a situação.

A perda estética é outro problema causado pelo mofo, já que uma parede afetada por ele pode ficar preta ou descascar. Sem mais delongas, mostraremos aqui como você pode tratar e evitar o mofo na parede de formas simples e práticas. Confira quais são!

Como o mofo na parede surge?

O mofo na parede surge, principalmente, durante o período chuvoso. Os fungos que causam o mofo reproduzem-se, principalmente, em ambientes frios e úmidos. Entretanto, outras formas de proliferação dos fungos são por meio de infiltrações ou vazamentos.

A tubulação de ar condicionado também pode gerar mofo caso não seja instalada corretamente. Quando eles estão presentes em casa, é comum a formação de manchas no teto e na mobília, mas principalmente em paredes, rodapés, entre outros.

O que o mofo pode causar?

Caso o mofo na parede não seja tratado, ele pode comprometer a estrutura da parede. Afinal, pode ser sinal de que há alguma infiltração ou vazamento na superfície.

Além disso, os problemas de saúde causados pela incidência de mofo na parede ou em outras partes da casa podem incluir alergias e rinite, tosse seca, dores de cabeça e infecções, causadas por um aracnídeo chamado ácaro.
Por fim, o surgimento de alergias na pele também podem acontecer, assim como o agravamento de irritações e coceiras. A exposição se torna ainda mais grave quando bebês, grávidas e pessoas idosas convivem em ambientes com o problema.

Como tirar mofo da parede?

O primeiro passo é avaliar a gravidade da situação. Isso porque, a depender do nível de mofo na parede, pode ser preciso chamar um especialista para que um trabalho interno seja feito.

Entretanto, se o mofo é superficial, você precisará usar EPIs para a sua proteção, como óculos, luvas e máscara. Isso te protegerá durante o processo. Já em relação aos materiais de remoção, você precisará de:
• Solução de uma parte de água sanitária para três de água;
• Limpador de superfícies com cloro em sua composição;
• Escova de cerdas duras;
• Pano umedecido.

Como fazer?

Passe a solução na parede e espere um pouco até que reaja. Logo após, esfregue a área afetada com a escova de cerdas duras. Por fim, passe o pano umedecido e espere secar.

Como evitar mofo na parede?

Alguns cuidados são essenciais para evitar a reincidência de mofo na parede. O principal deles é evitar que a área afetada fique sem circulação de ar.

Por isso, lembre-se de manter o espaço arejado abrindo portas e janelas sempre que possível. Além disso, outros cuidados fazem-se necessários, como:

  • utilizar impermeabilizante em toda a construção. No caso de reformas, procurar o auxílio de um profissional habilitado;
  • não deixar toalhas molhadas no banheiro nem panos úmidos na cozinha;
  • manter cozinhas e banheiros sempre secos;
  • utilizar tintas antimofo para pintar paredes;
  • observar a reincidência do mofo no local e refazer a limpeza sempre que preciso.

 

by: VANESSA DA COSTA

blogbrasilianews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *