Pais estão aliviados com vacinação de 3 e 4 anos na xêpa
“É uma bênção”, destacou Leia Castro, de 39 anos, tia do pequeno Joaquim, de 3 anos, que conseguiu ser vacinado com a xêpa da covid-19 no fim da tarde desta sexta-feira (22) na Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 da quadra 612 da Asa Sul. Esta forma de imunização, com as doses restantes dos frascos abertos, foi a encontrada pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) para garantir o início da imunização de crianças de 3 e 4 anos na capital.
Os pequenos desta faixa etária, com ou sem imunossupressão, podem vacinar quando faltar uma hora para o fechamento das salas de vacina, se houver frasco da vacina Coronavac aberto. O objetivo é evitar a perda de doses dos recipientes já abertos. A xêpa com o grupo mais novo a vacinar contra a covid-19 teve início na última quinta-feira (21).
Após aberto, a validade do imunizante é de oito horas, sendo impossível o restante ser utilizado no dia seguinte. O anúncio foi feito na quarta (20) e marcou uma amenização do entrave para a aplicação das vacinas nos pequenos, que gerou tensão durante a semana, uma vez que a pasta ainda não possuía uma nota técnica do Ministério da Saúde.