O que é um bebê arco íris?

O que é um bebê arco íris?

Se você passa um tempo nas redes sociais ou nos fóruns para pais, provavelmente já deve ter visto o termo bebê arco íris ou “rainbow baby”.

Mas o que é bebê arco íris e o que significa?

O que é bebê arco íris?

Os pais que passaram pela experiência de um aborto, a perda de um bebê natimorto ou a morte de um recém-nascido, geralmente ficam com muito medo quando esperam um novo filho.

Para eles, esse pequeno ser recebe o nome de bebê arco íris.

Essa expressão, que ganhou popularidade na internet e nas redes sociais, é utilizada para designar a criança que nasceu após esse processo de luto.

A ideia por trás desse termo é muito simples: após uma tempestade ligada a um luto, o tempo bom surge aparecendo então um arco íris e dando lugar à esperança.

Esse nascimento tão especial é para certos pais vivido como um pequeno milagre.

Inclusive, existe um dia dedicado ao “the Rainbow baby day”, iniciado pela associação inglesa Kicks Count.

Por fim, para os pais que passaram pela dor da perda, o termo bebê arco íris é reconfortante em razão da alegria que eles sentem após suas dores.

Ou seja, esse bebê representa um presente, onde cada momento, tanto da gravidez como do nascimento, é vivido de maneira intensa.

Quais são minhas chances de ter um bebê arco íris?

Se você sofreu recentemente a perda de um bebê, provavelmente está impaciente para saber quais são suas chances de conceber um bebê arco íris.

A boa notícia é que suas chances de engravidar são muito boas, e já pode ir até começar a sonhar com o Guia de produtos para bebês e fazer todo o enxoval para seu bebê.

Segundo um estudo com mais de 1000 mulheres, aproximadamente 70% delas que começaram a tentar engravidar após um aborto, ficaram grávidas em três meses, contra 51% daquelas que tiveram que esperar mais um tempo.

Além disso, as chances de ter um outro aborto são significantemente muito menores par as mulheres que concebem nos seis primeiros meses após uma perda.

Quais eventos transformam um bebê em arco íris?

Agora que você já sabe o que é um bebê arco íris, é importante entender onde essa expressão não se aplica.

Uma característica que distingue esse bebê é que ele chega após a morte de um outro.

Geralmente, o bebê arco íris nasce aproximadamente um ano após o primeiro aniversário da perda sofrida.

Quanto maior o tempo, esse conceito não se aplica, a menos que o “tormento” não tenha passado.

Assim, realizar um sonho e trazer a paz é a função desse bebê que nasce após momentos difíceis.

Na verdade, ele não faz desaparecer a dor, não substitui um sentimento e não pode ser comparado à outra criança, mas ele acalma a alma.

Portanto, o bebê arco em íris torna-se real quando os pais param de sentir medo da perda, porque a angústia não deve existir nesses casos.

Os fatos que transformam um bebê em arco íris são aqueles que provocam um alívio nos pais, que conseguem ter a alegria de volta.

Enquanto a tempestade está presente, o arco íris não pode aparecer. Nesse momento, de maneira analógica, existe a dor, não há a esperança de ver o sol e os pais pensam que perderam tudo.

É porque, para que possamos falar nesse tipo de bebê, é necessário que a tempestade tenha passado.

Conclusão

Sabendo agora o que é bebê arco íris e toda simbologia que existe por trás, lembre-se que esse bebê é aquele capaz de substituir a tristeza pela luz de suas cores, dando a esses pais uma razão de viver!

blogbrasilianews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *