Shoppings e comércio mudam horário no DF como medida de prevenção ao coronavírus
A jornada de trabalho dos funcionários do comércio, na capital federal, foi alterada como forma de ampliar as medidas preventivas ao novo coronavírus. A partir desta quarta-feira (18), as lojas abrem das 9h às 18h.
Já o comércio dentro dos shoppings, vai funcionar das 12h às 20h. O acordo que mexe no horário a na antecipação de férias dos trabalhadores foi acertado entre o Sindicato do Comércio Varejista Sindivarejista (Sindicato do Comércio Varejista) e o Sindicom (Sindicato dos Empregados do Comércio).
“A meta principal é assegurar a saúde dos comerciários, lojistas e consumidores”, diz nota conjunta dos sindicatos.
Férias antecipadas
As empresas também podem escolher conceder, de forma antecipada, e no sistema de rodízio, férias de 10 a 15 dias para os empregados.
Outro ponto do acordo é que a antecipação das férias poderá ser concedida a todos os empregados, até aqueles que não completaram o período aquisitivo previsto no artigo 130 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Segundo um dos representantes dos shoppings de Brasília Edmar Barros, “o importante é ajudar no esforço coletivo que mobiliza a sociedade em momento tão grave [de pandemia]”.
“Os sindicatos fecharam um acordo que busca preservar empregos e reduzir custos operacionais para os lojistas, o que é muito importante num momento de uma crise sem precedentes.”