Secretário de Educação do DF, João Pedro Ferraz, é exonerado
O secretário de Educação do Distrito Federal, João Pedro Ferraz, foi exonerado na tarde desta quinta-feira (18). O ato foi publicado em edição extra do Diário Oficial do DF e, segundo a publicação, a demissão foi a pedido.
Para o lugar dele, foi nomeada a advogada Carolina Louzada Petrarca (veja mais abaixo). A troca na pasta ocorre em meio a um processo importante: a retomada das aulas na rede pública, à distância, em meio à pandemia do novo coronavírus. Os testes começam na próxima segunda (22).
O Palácio do Buriti e a Secretaria de Educação sobre a troca de gestão, mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem.
Outras mudanças
Trata-se da segunda mudança no primeiro escalão do GDF nesta quinta. A mesma edição do DODF também traz a exoneração do chefe da Casa Civil, Valdetário Monteiro. Ele foi substituído pelo ex-secretário de Justiça do DF e ex-ministro dos Direitos Humanos Gustavo do Vale Rocha.
Trocas na Educação
A demissão do secretário João Pedro Ferraz surpreendeu servidores da Educação. Ele alegou cansaço como o motivo da demissão.
O chefe da pasta havia entrado em atrito com Ibaneis em abril, quando o governador disse que estudava reabrir as escolas cívico-militares, mesmo durante a pandemia, plano que não se concretizou.
Ferraz foi o segundo titular da Educação no governo de Ibaneis Rocha. O primeiro chefe da pasta foi o educador Rafael Parente, demitido após polêmica envolvendo a gestão compartilhada com a PM de escolas da rede pública.
À ocasião, o governador pressionou pela expansão do projeto até nas unidades de ensino que o rejeitaram em votação. O ex-secretário disse que não concordava com a medida e deixou o cargo.
A nova titular da pasta, a advogada Carolina Louzada Petrarca, é próxima do governador Ibaneis. Em 2015, os dois foram eleitos para o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na mesma chapa.
É também sócia de um escritório de advocacia com dois filhos do ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB). Segundo um perfil de Carolina no site do escritório, ela é especialista em direito societário e empresarial.
A advogada é professora em uma universidade particular da capital e foi diretora adjunta da Escola Superior da Advocacia do DF. Além disso, no entanto, não há outras menções a trabalhos desenvolvidos na área da Educação.