Festival online de Cinema Documentário movimenta o DF; confira programação
Por causa da pandemia do novo coronavírus, o Festival de Cinema Documentário Rastro será totalmente online e gratuito. Com mostras competitivas de longas-metragens e curtas, oficinas e três mostras paralelas, o evento começa na quarta-feira (24) e vai até domingo (28).
Segundo os organizadores, os filmes da programação vão ficar disponíveis no site do festival pelo período de 24h, a partir da publicação (confira filmes abaixo). Pela plataforma, o público vai poder votar nos que mais gostou.
As cerimônias de abertura e de encerramento serão realizadas e transmitidas por meio de lives no perfil do festival no Instagram.
Janela de exibição
Para Rafaella Rezende, uma das idealizadoras do festival, o evento é “uma janela de exibição capaz de conduzir o público por narrativas urgentes e plurais”. O Festival Rastro tem curadoria de Amaranta César, Melina Bomfim, Bruno Victor e Leticia Bispo.
A professora e cineasta Dácia Ibiapina é a homenageada. Um das mostras paralelas tem quatro filmes dela:
- “O Pagode de Amarante”
- “Entorno da Beleza”
- “Ressurgentes: um filme de ação direta”
- “Palestina do Norte, o Araguaia passa por aqui”
Oficinas
Durante o festival, serão realizadas duas oficinas que acontecem ao longo de três dias de evento –entre os dias 24 e 26 de junho: As inscrições para as oficinas podem ser feitas aqui.
- Pesquisa para Documentário: com Alice Lanari, das 10h às 12:40
- Retratos Documentais: com Luiz Carlos de Oliveira, das 14h às 16:40h
A primeira oficina, ministrada pela diretora e produtora audiovisual Alice Lanari, aborda o trabalho de pesquisa para filmes e séries documentais.
Já a segunda, conduzida pelo crítico de cinema Luiz Carlos Oliveira, tem como proposta traçar um panorama histórico das relações entre o cinema documental e a arte do retrato.
Pós pandemia
O festival, que é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do Distrito Federal do edital Audiovisual de 2018, também vai exibir presencialmente os filmes que estão na programação. Segundo os organizadores, as datas e locais vão ser definidos assim que a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde autorizarem.
“Serão realizadas sessões em diversas cidades do DF, em especial naquelas nas quais haja instituições de ensino que integram o audiovisual em sua ementa”, afirmam os organizadores
Programe-se
Festival de Cinema Documentário “Rastro
Quarta- feira (24)
- A morte branca do feiticeiro negro
- Tudo que é apertado rasga
- Virou Brasil
- Vaga Carne
Quinta-feira (25)
- Cinema contemporâneo
- Quem matou Chiquito Chaves?
- No Rastro das Cargueiras
- Diário de Classe
- Lemebel
- O Pagode de Amarante
Sexta-feira (26)
- Flotando en el Río del Tiempo
- Filhas de Lavadeiras
- No Gold for Kalsaka
- Estopim
- Birth Wars
- Palestina do Norte: O Araguaia passa por aqui
Sábado (27)
- Ethereality
- Arco do tempo
- As mães de Derick
- Escape
- El Guardian de La Memória
- Ressurgentes: Um filme de ação direta
Domingo (28)
- Una Corriente Salvaje
- Entorno da Beleza