Coronavírus: cinco repatriados da China virão para Brasília
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou, neste domingo (9), que cinco dos 34 passageiros repatriados da China por conta do surto de coronavírus terão como destino final o Distrito Federal. O grupo deve vir à capital após a quarentena obrigatória de 18 dias na base aérea de Anápolis, em Goiás.
Segundo o tenente-brigadeiro do ar Marcelo Damasceno, responsável da FAB pela operação, além de Brasília, os passageiros também vão para os seguintes estados:
- 1 Rio Grande do Norte
- 1 Pará
- 1 Maranhão
- 4 Santa Catarina
- 4 Paraná
- 4 Minas Gerais
- 11 São Paulo
Chegada
O grupo chegou ao país por volta das 6h deste domingo, após saír de Wuhan, na China, epicentro da epidemia de coronavírus. Ao todo, a equipe responsável pela operação viajou mais de 95 horas.
Os passageiros desembarcaram usando máscaras e foram direto para os ônibus que os levaram para os hotéis de trânsito onde ficarão hospedados. As instalações, que geralmente recebem militares, foram adaptadas para recebê-los.
No local, eles serão obrigados a usar máscaras quando estiverem fora dos quartos. Além disso, terão a saúde monitorada três vezes ao dia.
Os grupo dos 34 repatriados da China é composto por:
- 4 chineses casados com brasileiros;
- 7 crianças com idades entre 2 e 12 anos;
- 23 brasileiros adultos – casais e homens e mulheres solteiros (sendo três diplomatas).
Surto da doença
Desde o início do surto, no início do ano, a China registrou 812 mortes por coronavírus e 37.251 casos confirmados. No Brasil, são oito casos suspeitos do novo coronavírus e nenhuma confirmação, de acordo com o Ministério da Saúde.
Os dados são do balanço divulgado às 13h30 deste sábado (8). Segundo o governo federal, já foram descartadas 28 suspeitas desde o começo do monitoramento.