Detran restringe uso de bafômetro e altera abordagens no DF por causa do coronavírus
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) definiu uma série de alterações em procedimentos para evitar a proliferação do novo coronavírus. As alterações incluem a restrição do uso do bafômetro pelos motoristas e alterações nas abordagens (veja mais abaixo).
O órgão também suspendeu uma série de serviços devido ao ponto facultativo para servidores decretado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), na terça-feira (17). Vistorias e atendimentos marcados até sexta-feira (20) terão de ser reagendados.
Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do DF nesta quinta-feira (19), 42 pacientes foram diagnosticados com o Covid-19 na capital. Outras 235 suspeitas estão em investigação.
Mudanças
A determinação que mudou os procedimentos durante abordagens do Detran foi publicada por meio de circular e está em vigor desde o início desta semana.
No caso dos bafômetros, o órgão afirma que os equipamentos devem ser utilizados “somente em casos de flagrantes de irregularidades ou suspeita de condução de veículo sob o efeito de bebida alcoólica”.
O documento detalha como o agente deve agir quando usar o aparelho. A recomendação é manter distância de, no mínimo, 1 metro durante a abordagem. Segundo o Detran, o servidor que operar o bafômetro deverá utilizar luvas e máscara.
A circular também determina que não sejam realizadas operações com uma grande aglomeração de pessoas.
“As operações de grande porte, que concentram muitas pessoas no mesmo local, serão evitadas.”
De acordo com o Detran, cada agente recebeu também frascos de álcool em gel para realizar higienização durante as ações de fiscalização do trânsito, que vão ocorrer em regime de escala. Os servidores que fazem parte dos grupos de risco, como idosos, foram afastados do trabalho.
Serviços suspensos
O Detran também suspendeu as vistorias e os atendimentos nas unidades do órgão até a próxima sexta-feira (20). A medida segue o ponto de facultativo decretado pelo governo do DF para evitar a proliferação do novo coronavírus na capital.
De acordo com o Detran, os usuários terão acesso a 14 serviços online. Para ter acesso, é preciso realizar um cadastro no portal do órgão. O departamento informou que as vistorias serão remarcadas.
Os motoristas que têm veículos recolhidos nos depósitos do Departamento de Trânsito não terão de pagar as diárias relativas ao período de ponto facultativo. Os processos administrativos com vencimento durante a suspensão também terão prazos prorrogados.