Três chefes de cozinha do DF disputam Oscar da gastronomia nacional
Três chefes de cozinhas do Distrito Federal disputam categoria em “Oscar da gastronomia nacional”. O vencedor se torna embaixador da capital, isto é, representa o cerrado em todo o Brasil. O Prêmio Dólmã será anunciado no sábado (28).
ATUALIZAÇÃO: após a publicação desta reportagem, o prêmio Dólmã foi cancelado, em função da pandemia de coronavírus.
A votação é popular e acontece por meio do site oficial do evento. Até sexta-feira (27), pessoas do país inteiro podem escolher o vencedor.
Veja o nome dos finalistas do DF ao Prêmio Dólmã:
- Otávia Cabral
- Ronny Peterson
- Tonico Lichtsztejn
Participantes
A chefe Otávia Cabral conta que se sente orgulhosa em participar da categoria. “No Cerrado temos uma diversidade de ingredientes a ser explorados e apresentados ao Brasil, em forma de sabor e amor”, explica.
“Aprendi a fazer queijos e linguiças com toques de temperos colhidos direto da horta. Também aprecio receitas que usam milho, mandioca, banana, laranja e pequi, que tem a cara do Cerrado.”
Segundo Otávia, ver o trabalho reconhecido é a realização de um sonho. “É a maior realização que posso ter. Quero sim fazer parte dessa história, valorizando cada vez mais a gastronomia do nosso país”, declara.
“Chefes de grande nome estão disputando o prêmio. Estar entre eles é um privilégio pra mim.”
Já o chefe Tonico Lichtsztejn, diz que foi pego de surpresa ao ser indicado para o prêmio. Ele se define como “lisonjeado” pela oportunidade.
“O fato de ser indicado e lembrado para mim já é motivo de satisfação.”
Jé o terceiro chefe do DF na disputa, Ronny Peterson, disse que entende a indicação como um reconhecimento por levantar a bandeira brasileira em sua cozinha. “Pra mim é uma honra estar entre os indicados e poder representar a capital do nosso país.”
“Somos privilegiados pela diversidade de produtos, sabores e tradições que temos em nosso país.”
Ronny acrescenta que a junção de tudo isto pode ser transformada em liberdade para criar. “Desse modo, podemos levar à mesa dos nossos clientes novas experiências, sensações, histórias, lembranças, aromas e momentos que se eternizam”, completa o chefe.