Para ajudar artistas, empresa do DF cria plataforma de apresentações culturais online durante pandemia
Para ajudar artistas durante a pandemia do novo coronavírus, uma empresa do Distrito Federal criou uma plataforma que possibilita a realização de apresentações culturais online. A estreia da ferramenta ocorre nesta sexta-feira (17), com show da sambista Dhi Ribeiro e do músico Félix Júnior, às 20h.
Os ingressos custam R$ 10 e estão disponíveis no site. A plataforma permite a venda de ingressos e o controle de acessos ao evento. Segundo os organizadores, as apresentações podem ter até 50 mil participantes.
Ao comprar um ingresso, a pessoa recebe um link por e-mail que dá acesso ao evento, transmitido pela plataforma de videochamada Zoom. O link equivale ao ingresso e pode ser usado por apenas uma pessoa, ou seja, não é possível compartilhar o acesso.
“A plataforma oferece uma oportunidade dos organizadores, produtores, artistas voltarem a fazer eventos de uma forma monetizada”, afirma Frederico Barros, diretor da empresa que desenvolveu a ferramenta.
Ajuda aos artistas
A sambista Dhi Ribeiro também afirma que a inciativa é importante porque ajuda o artista que não tem muitos recursos. “Os grandes artistas têm patrocínio para fazer a live gratuita, a gente faz a live de graça porque ama cantar”, disse.
Para ela, “ensinar o público a começar a comprar ingressos para assistir um show online é muito genial”. No show desta sexta, intitulado “Uma voz e sete cordas”, a cantora vai reunir repertório do samba e da música popular brasileira.
Plataforma
Segundo os organizadores, o sistema já foi testado e funciona. O show pode ser assistido por meio de dispositivos móveis, como celulares e tablets, ou em computadores.
“Diante dessa pandemia, nós imaginamos o impacto financeiro em todo o mercado, em especial ao setor de eventos. E por isso, tentei criar uma nova ferramenta que fizesse sentido para manter o mercado acontecendo e que trouxesse um novo formato de consumo”, diz Frederico Barros.
Solidariedade
Além da venda de ingressos, o artista também pode disponibilizar, durante a apresentação na plataforma, um canal de arrecadação para entidades sem fins lucrativos. Na estreia, a iniciativa vai ajudar o projeto Solidarte, do qual Dhi Ribeiro faz parte.
A iniciativa distribui máscaras, alimentos, produtos de higiene e refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Segundo Dhi, parte dos voluntários é responsável pela distribuição e o restante fica com o preparo das refeições, que são entregues duas vezes por dia as pessoas em situação de rua.
“Eu vou para cozinha fazer a comida. Tanto canto quanto cozinho”, brinca.
Programe-se
Show “Uma voz e sete cordas”, com Dhi Ribeiro e Félix Júnior
- Data 17 de março
- Horário: 20h
- Pela internet
- Ingresso: R$ 10, venda pelo link