Aniversário de Brasília: veja programação online em homenagem à capital
A pandemia do novo coronavírus alterou os planos dos brasilienses de comemorar os 60 anos de Brasília, nesta terça-feira (21). Para celebrar a data, mesmo de longe, cada um na própria casa, artistas da capital se uniram para fazer uma série de eventos pela internet.
A programação inclui músicas dedicadas à Brasília, filmes e contação de histórias. Confira o que o G1 reuniu para você comemorar essa data.
Meu Eixão em Casa
Em meio à pandemia, o projeto traz uma versão online por meio de lives no perfil da Globo Brasília no Instagram. A programação começa nesta terça e vai até domingo (26), com debates sobre temas como gastronomia, dança e cultura.
Música
Festival Brasília Somos Nós
Mulheres parabenizam a capital no Festival Brasília Somos Nós. A cantora e percussionista Nãnan Matos foi uma das idealizadoras do evento e se juntou a outras 90 artistas do DF em um festival online de música e poesia autoral, feitas por mulheres, para homenagear a capital, mesmo em tempos de isolamento social.
O festival começa nesta terça (21), às 12h, e vai até o dia 24 de abril, com 12 horas de transmissões diárias, no perfil do festival no Instagram. O evento reúne artistas negras, periféricas, lésbicas, trans, de diversas faixas etárias e variados estilos musicais. Confira nomes que participam do projeto:
- Litieh
- Nãnan Matos
- Dani da Silva
- Fernanda Fontoura
- Letícia Fialho
- Thabata Lorena
- Lídia Dallet
- Lirys
- Marina Mara
- Nathalia Pires
- Haynna
- Realleza
- Beatriz Águida
- Anne Vasconcelos
- Fernanda Vitória
- Julia Nara
- Tati Albuquerque
- Débora Valente
A programação completa do evento com todas as artistas pode ser conferida no perfil do festival nas redes sociais.
Amigos das Histórias
Para comemorar, mesmo em casa, a Associação Amigos das Histórias criou uma apresentação ao vivo de 14 horas com músicas, histórias, lendas, poesias e relatos pessoais de quem vive aqui. Serão 20 contadores de história de Brasília e cinco de outros estados.
A live acontece nesta terça (21) e vai até as 23h no perfil dos Amigos das Histórias.
Cinema
O risco do artista: Vida e Obra de Darlan Sousa
O presente de aniversário de Brasília também veio em forma de filme. Produtoras de filmes de Brasília se juntaram para criar o documentário “O risco do artista: Vida e Obra de Darlan Sousa” em homenagem, não só a capital, mas também ao artista mineiro Darlan Sousa, radicado no Distrito Federal desde 1960.
O filme, lançado nesta terça-feira (20), está disponível no perfil nas redes sociais.
O céu perdeu a cor
Lançado nesta quarta para homenagear e celebrar os 60 anos da capital, o filme O céu perdeu a cor faz de Brasília, o cenário ideal. Nesse filme, de Gustavo Serrate,a paisagem urbana de Brasília se torna cenário da história de quatro pessoas. “Quatro pessoas despedaçadas em seu íntimo tateiam no escuro por uma maneira de acertar as contas com a vida”, diz a sinopse.
O longa-metragem está disponível por 24 horas na página do Cine 81. A exibição é gratuita. O filme tem duração de 72 minutos.
7º Brasília International Film Festival (BIFF)
Com início às 15h desta terça, o 7º Brasília International Film Festival vai ser realizado online, pela primeira vez na história. Até domingo (26), os filmes da mostra estarão disponíveis gratuitamente para streaming no site do evento.
Na mostra competitiva, oito longa-metragens inéditos no país, entre documentários e obras de ficção disputam o prêmio. O BIFF Junior vai disponibilizar filmes para crianças e, além disso, haverá cursos, debates e uma homenagem ao ator Kirk Douglas. Veja a programação completa no site.
Literatura
Os Sindicato dos Escritores do Distrito Federal (Sindescritores) organizou uma maratona de poemas em homenagem à capital.
A entidade cultural dedicada à literatura está promovendo uma maratona de 24 horas para escritores declamarem poemas em homenagem aos 60 anos de Brasília.