Bolsonaro elogia retomada do comércio no DF por Ibaneis: ‘Ficamos muito felizes’

Bolsonaro elogia retomada do comércio no DF por Ibaneis: ‘Ficamos muito felizes’

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) elogiou, nesta segunda-feira (27), a retomada do comércio proposta pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) no Distrito Federal, em meio à pandemia do novo coronavírus. O chefe do Executivo local pretende permitir a reabertura da maioria das atividades na próxima segunda-feira (4).

“Nós aqui estamos acompanhando os governadores, em grande parte estão abrindo para o comércio, em especial o Ibaneis aqui do DF. Ficamos muito felizes com isso, uma abertura com responsabilidade, em preservar vidas mas também preservar empregos”, disse Bolsonaro.

O plano do governo do DF é reabrir cerca de 80% do comércio no mês de maio. A medida, no entanto, preocupa especialistas, já que deve ocorrer em meio à queda no isolamento social na capital e o aumento do número de casos (veja mais abaixo).

Reabertura do comércio

Segundo a previsão do GDF, vão permanecer suspensas atividades que geram aglomerações, como eventos, restaurantes, bares, parques, entre outros. O restante deve ser liberado.

O governo afirma que a retomada das atividades ocorrerá aliada a medidas de saúde, como a distribuição de máscaras. A partir da próxima quinta-feira (30), o uso delas será obrigatório nas ruas e locais públicos da capital.

O governo local também começou a fazer a testagem em massa da população. Desde a semana passada, os exames rápidos tem ocorrido no Plano Piloto e em Águas Claras, regiões com maior número de casos de Covid-19. A partir desta segunda (27), os testes também passaram a ser realizados em outras cinco regiões.

Preocupação

Por outro lado, especialistas demonstram preocupação com a flexibilização das medidas de isolamento. Para o infectologista Julival Ribeiro, o isolamento social deveria ser mantido por mais algum tempo.

“Na minha opinião como técnico, é fundamental que esse isolamento social seja continuado por mais duas ou três semanas.”

De acordo com o especialista, a testagem em massa da população começou há pouco tempo e, por isso, ainda é preciso avaliar os resultados. “Esses exames vão nos dizer como é que está a frequência dessa doença no Distrito Federal. E com isso, nós vamos saber qual é a porcentagem de quem adquiriu essa doença.”

Segundo o último boletim divulgado pelo GDF, até o início da tarde desta segunda, havia 1.275 infectados pelo coronavírus no DF. A capital também registrou, nesta segunda, a 28ª morte pela Covid-19.

Ainda assim, os índices de isolamento têm caído na capital. De acordo com dados da empresa de tecnologia In Loco, referentes ao último sábado (25), a taxa na capital é de 53%. No início do mês, o índice se aproximava dos 60%.

Aproximação após embates

O elogio de Bolsonaro indica uma aproximação recente entre o presidente e Ibaneis. Na semana passada, o governador esteve no Palácio do Planalto duas vezes para discutir a retomada das aulas nas escolas da capital.

Ele também não assinou uma carta do fórum de governadores, o qual coordena, com críticas à participação do presidente em uma manifestação antidemocrática. Segundo Ibaneis, a crise causada pela pandemia de coronavírus só será resolvido com “união”.

No início do ano, no entanto, os dois tiveram embates. Em fevereiro, o governador disse que Bolsonaro agiu de forma “irresponsável” ao propor às unidades da federação que zerassem o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para reduzir o preço dos combustíveis.

“Nós, governadores vamos apoiar aquilo que tem de bom. Tenho dito sempre que tenho meu carinho pelo presidente Bolsonaro, acho que ele vem em um momento importante da história brasileira. Agora, algumas coisas precisam ser tocadas com um pouco mais de responsabilidade. Essa é uma delas, e vai receber o repúdio de nós governadores pela forma irresponsável como foi tratada pelo presidente da República”, disse.

“Eu preferia tratar esse assunto de economia, com quem entende de economia, que é o ministro Paulo Guedes. Não com o presidente Bolsonaro, que desse ponto não entende.”

blogbrasilianews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *