Maio Amarelo no DF reforça importância do isolamento social e conscientização no trânsito
O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) iniciou, nesta sexta-feira (1º), a campanha do “Maio Amarelo”. O objetivo, segundo o órgão, é conscientizar a população sobre o risco de acidentes no trânsito e sobre a importância do isolamento social, por causa da pandemia do novo coronavírus.
O tema deste ano é “Perceba o risco, proteja a vida”. Segundo o DER, a campanha ocorrerá durante todo o mês de maio, pelas redes sociais. Os principais monumentos da capital serão iluminados e, nas ruas, cinco painéis de LED vão veicular mensagens de conscientização.
Devido à pandeia de Covid-19, a campanha será voltada para a conscientização sobre a ocupação de leitos em hospitais por motoristas que se acidentam.
“Na maioria das vezes por falta de atenção ao volante, quando estes mesmos leitos poderiam estar vagos para atender aos pacientes de Covid-19”, diz o DER-DF.
Para a diretora de educação do departamento, Jucianne Nogueira, a campanha visa “preservar e salvar vidas”.
“Se o condutor mantiver a atenção, tomar as atitudes corretas e se colocar no lugar do outro, vai evitar acidentes e permitir que os leitos sejam preparados e utilizados por quem é vítima da pandemia.”
Em 2019, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) contabilizou ao todo 258 acidentes de trânsito fatais na capital, do mês de janeiro a maio foram 112. Segundo o órgão, o balanço dos primeiros meses desse ano ainda não foi divulgado.