Vacina contra gripe: crianças e gestantes começam a ser imunizadas no DF
A vacinação contra a gripe no Distrito Federal inicia uma nova etapa de imunização nesta terça-feira (5). Essa fase é voltada para crianças de seis meses a seis anos incompletos, gestantes e puérperas – mães de recém-nascidos – por serem mais vulneráveis, segundo a Secretaria de Saúde.
As doses são gratuitas, e a aplicação nas unidades básicas de saúde (UBS) vai até o dia 5 de junho (veja endereços abaixo). Idosos, pessoas com doenças crônicas, motoristas de caminhão e profissionais da segurança que ainda não se imunizaram também serão atendidos.
De acordo com a secretaria, 52 mil doses foram disponibilizadas para a primeira fase da campanha. A vacina não protege contra a Covid-19, mas facilita o diagnóstico do vírus, já que elimina a possibilidade de contágio por outros tipos de gripe.
Prazo estendido
O período de vacinação, inicialmente até 22 de maio, foi estendido pelo Ministério da Saúde até 5 de junho por conta da pandemia do novo coranvírus. Além disso, o governo também optou pelo cancelamento do Dia D, que aconteceria em todo o país, para evitar aglomerações nas salas de vacinas.
Calendário de vacinação
Após a ampliação do prazo da campanha, a programação foi reorganizada e agora segue novo calendário de vacinas. Todos os grupos terão até junho para receber as doses, apesar da aplicação começar em datas diferentes.
- 1ª fase
Prazo: 23 de março a 5 de junho: idosos (60 anos e mais) e trabalhadores da saúde - 2ª fase
Prazo: 16 de maio a 5 de junho: profissionais das forças de segurança e salvamento; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; povos indígenas; caminhoneiros, portuários e trabalhadores do transporte coletivo (motoristas e cobradores) - 3ª fase
Prazo: 4 de maio a 5 de junho: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto)
11 de maio a 5 junho: pessoas com deficiência;
15 de maio a 5 de junho: adultos de 55 a 59 anos e professores de escolas públicas e privadas.