DF registra 9,7ºC nesta madrugada; chuva deve dar trégua até sexta-feira, diz Inmet

DF registra 9,7ºC nesta madrugada; chuva deve dar trégua até sexta-feira, diz Inmet

Os termômetros do Distrito Federal registraram 9,7ºC, por volta das 6h desta terça-feira (12). Esta foi a segunda menor temperatura do ano, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Até então, a mínima recorde era de 9ºC, registrada no dia 4 de maio.

As duas temperaturas mais baixas de 2020 foram medidas na estação automática de Águas Emendadas, localizada em Planaltina. Nas demais regiões do DF, os termômetros marcaram 11,9 ºC, em média, nesta manhã.

Ainda de acordo com o Inmet, as chuvas devem dar trégua nesta semana. As nuvens voltam a ficar carregadas no sábado (16). A umidade relativa do ar varia entre 35% e 95%. Veja a estimativa de temperatura máxima ao longo do dia:

  • Manhã: 21ºC
  • Tarde: 24ºC
  • Noite : 19ºC

Clima frio

De acordo com a meteorologista do Inmet Naiane Araújo, o mês de maio é historicamente o que antecede o período de estiagem no DF, além de marcar a passagem do Outono – iniciado no dia 20 de março – para o inverno, que começa no dia 20 de junho.

“Cada vez mais vamos ter o avanço das massas de ar frio vindas do Sul, e outros fatores como a redução da chuva e a umidade do ar baixa”, disse.

De acordo com a especialista, o frio fica mais intenso quando não há nuvens carregadas.

“Sem chuva, ao longo do dia, o sol esquenta bastante a superfície. Sem nuvem nenhuma no céu, esse calor se perde durante a noite, porque a nuvem age como um cobertor na atmosfera, dá uma segurada no calor”, explica.

Quanto ao registro das temperaturas mínimas ocorrerem em Águas Emendadas, a meteorologista explica que algumas características da região, que possui uma reserva ecológica, podem explicar essa diferença.

“Se o local é descampado (sem prédios), favorece ser mais frio. Áreas onde há mais cobertura de árvores têm temperaturas mais baixas”, disse.

Reservatórios

O reservatório do Descoberto – principal fonte de abastecimento da capital – opera com 100% do volume útil desde 31 de janeiro. A bacia de Santa Maria está com a capacidade máxima desde o dia 28 de fevereiro.

O mês de abril terminou com o acumulado de 159,8 milímetros (mm) de chuva no DF, 19% acima da média de referência para o período, que é de 133,3 mm.

Já em maio, a média de chuvas no mês cai para 29,7 milímetros. Até o momento, o DF registrou 7,2 mm de precipitação.

blogbrasilianews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *