Seguro-desemprego: DF registra maior número de pedidos em abril nos últimos 20 anos
O número de requerimentos pelo seguro-desemprego no Distrito Federal atingiu a marca de 14.522 pedidos em abril deste ano. Os dados são do Ministério da Economia e apontam que esta é a maior demanda dos últimos 20 anos – quando teve início a série histórica.
O levantamento é do Programa de Disseminação das Estatísticas do Trabalho (PDET). De acordo com os dados, no DF houve um aumento de 35% nos pedidos do benefício, se comparado com o mesmo período do ano passado.
Até então, o maior número de requerimentos de seguro por desempregados já registrado na capital, em abril, havia sido o de 2013, quando o total chegou a 14.024. O número de concessões, no entanto, pode ser menor, já que nem todos os trabalhadores estavam aptos a receber.
Em todo país foram 748.484 solicitações neste mês. Na comparação com outras unidades da federação, o DF ocupa a 12ª posição no ranking de pedidos.
Impacto da pandemia
Por regra, o trabalhador tem até quatro meses para solicitar o seguro-desemprego após o desligamento da empresa.
Segundo a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, “é possível estimar que até 250 mil pedidos [em todo o país] ainda possam ser feitos nos meses seguintes por não terem sido realizados presencialmente nos meses de março e abril”, conforme comunicado da pasta na última segunda (11).
A pandemia de coronavírus impactou o comércio no DF a partir de março. O isolamento social começou no dia 12 daquele mês, com o fechamento de escolas. Uma semana depois, lojas e eventos, foram restritos, no dia 19 de março.
Segundo os dados do PDET, houve 9.510 pedidos do seguro-desemprego em março deste ano. Os 14.522 requerimentos em abril representam uma alta de 52% entre os dois meses.
O cenário atual é diferente do que foi registrado no ano passado: entre março e abril de 2019, o número ficou estável – passando de 10.162 para 10.802 no período.
Seguro-desemprego no Brasil
Em abril, houve 748.484 pedidos de seguro-desemprego em todo o país. Na comparação entre as unidades da federação, o DF está na 12ª posição, atrás do vizinho Goiás, que teve 24.659 pedidos.
Em primeiro lugar no Brasil com o maior número de solicitação do seguro está São Paulo, que registrou 217.247 requerimentos pelo benefício.
Em 2013, quando o DF registrou o segundo maior número de pedidos no mês de abril, a capital tinha uma posição melhor comparada aos outros estados, ficando em 15º no ranking de requerimentos.
Desemprego no DF
O mais recente levantamento na capital, a Pesquisa de Emprego e Desemprego no Distrito Federal (PED-DF), referente a fevereiro, apontou um contingente de 314 mil pessoas desocupadas, 6 mil a mais que no mês anterior (passou de 18,3% para 18,7% da população).
A PED-DF é realizada pela Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), Secretaria de Estado de Trabalho e Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Até a última atualização desta reportagem, os órgãos não haviam divulgado os dados referentes a março e abril.