Com avanço do coronavírus nos presídios, GDF cria Secretaria de Administração Penitenciária

Com avanço do coronavírus nos presídios, GDF cria Secretaria de Administração Penitenciária

Em meio ao avanço do novo coronavírus nos presídios do Distrito Federal, o governo do DF criou a Secretaria de Administração Penitenciária, que será responsável pela gestão do sistema prisional. Na prática, a mudança dá independência à subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe-DF), que era ligada à pasta da Segurança Pública (SSP-DF).

A medida foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial do DF, na noite de terça-feira (26). O delegado Adval Cardoso, que chefiava a Sesipe, agora assume o cargo de secretário.

A mudança ocorre em meio ao crescimento dos casos de Covid-19 nos presídios da capital. Até o fim da tarde desta quarta (27), 691 detentos haviam sido diagnosticados com a doença. Já entre policiais penais, os casos chegavam a 226 até a noite de terça. Um preso e um servidor morreram.

Segundo o GDF, além da administração das unidades prisionais, a secretaria também vai gerir as medidas de controle relacionadas ao novo coronavírus. A pasta será responsável pela Sesipe, pela Comissão Permanente de Disciplina e pela Coordenação de Engenharia e Arquitetura.

Adval Cardoso afirma que a criação da secretaria permite maior autonomia. “A Segurança Pública tem muitas atribuições e estratégias para traçar e estruturar. Essa independência vai nos proporcionar mais agilidade e menos burocracia para as ações efetivas”.

Coronavírus no sistema prisional

Segundo o levantamento do GDF, entre os detentos com o novo coronavírus, 607 estão recuperados. Outros 69 ainda são casos ativos, divididos entre:

  • Casos leves: 62
  • Casos moderados: 3
  • Casos graves: 1
  • Em análise: 3

Ainda conforme o portal, todos os infectados são homens, sendo que 37 pacientes têm comorbidades – doenças que podem agravar o quadro.

Já em relação aos servidores aos servidores infectados, a Secretaria de Segurança Pública afirma que 82 policiais ainda são casos ativos e 144 estão recuperados.

Medidas de contenção

Para conter o avanço da doença, foram adotadas uma série de medidas pela então responsável pela administração do sistema prisional, a Subsecretaria do Sistema Penitenciário do DF. Dentre elas estão:

  • Suspensão das visitas aos detentos até o dia 29 de maio;
  • Policiais penais participaram de videoconferência com uma infectologista, sobre estratégias de prevenção, detecção e controle do coronavírus;
  • Detentas da Penitenciária Feminina produziram 20 mil máscaras que serão divididas entre a Secretaria de Saúde e a Sesipe;
  • A Sesipe passou a fazer a limpeza de celas, viaturas e prédios da administração e da parte externa dos presídios; a mesma ação havia sido realizada com apoio do Exército Brasileiro e da Vigilância Ambiental;
  • Duzentas máscaras laváveis foram doadas e serão repassadas às unidades prisionais;
  • A Secretaria de Turismo (Setur) abriu processo para selecionar hotéis para policiais penais ficarem em isolamento;
  • Sistema de drive-thru, no Complexo da Papuda, para testagem rápida de servidores da SSP e da SES que atuam em unidades prisionais;
  • Dois novos blocos dos novos CDPs, com 200 vagas cada, estão sendo utilizados para tratamento e quarentena de presos durante a pandemia, 311 internos já ocupam os blocos.

blogbrasilianews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *