Estudante da rede pública do DF é premiado em competição de piano na Finlândia
Um estudante de 17 anos, da rede pública do Distrito Federal, conquistou o terceiro lugar em um concurso internacional online de piano na Finlândia. Breno Alves de Souza é aluno da Escola de Música de Brasília e concorreu com 300 candidatos de 40 países, nesta sexta-feira (19), o jovem músico ganhou uma homenagem virtual da escola onde está matriculado desde 2014.
O prêmio da World Piano Teachers Association (WPTA) – Associação Mundial de Professores de Piano, em tradução livre –, no entanto, é resultado de uma longa jornada na música, que começou ainda na infância, aos três anos.
“O principal em um concurso não é o resultado, mas o conhecimento que ele provoca, pois todos os participantes aprendem uns com os outros, então todo mundo sai ganhando no final.”
Dedicação
Breno estuda de 4 a 5 horas por dia. O primeiro prêmio da carreira foi em um concurso em Uberlândia (MG), onde também conquistou o terceiro lugar. Depois, o jovem passou por outras competições nacionais em cidades como São Paulo (SP) e Curitiba (PR).
Olita Alves do Nascimento, mãe do pianista, lembra que aos 5 anos o filho pediu uma guitarra para o pai. Breno diz que as lembranças daquele tempo permanecem vivas.
“A gente ia semanalmente no shopping só pra poder ir à loja de instrumentos e eu poder tocar Legião Urbana na guitarra da loja.”
Mas a relação com a guitarra não durou muito tempo. Assim que Breno chegou à primeira escola de música, no Gama, um professor orientou que as cordas do instrumento não eram ideais para a idade dele.
“Foi aí que comecei a transitar entre o violão, às vezes a guitarra, a flauta e, por fim, o teclado.”
Breno lembra de quando conheceu o professor que fez ele se apaixonar pelo piano. “Teve um dia que a minha professora de teclado faltou, e o Remo, meu professor atual, foi substituí-la. Ele se impressionou com a minha facilidade em fazer os exercícios, porque eu só olhava e fazia, não precisava passar horas estudando aquilo”.
O professor Remo de Oliveira, da Escola de Música de Brasília, conta que Breno sempre teve um desenvolvimento “espantoso”.
“A capacidade dele de aprender coisas novas e diferentes, repertórios novos, técnicas novas, era uma coisa assim fabulosa.”
Primeiro lugar na Escola de Música
O professor sugeriu à família que inscrevesse o menino na Escola de Música de Brasília. A ideia era de que ele pudesse estudar piano e se especializar.
O pai do jovem músico, Enecy Elvecio de Souza, seguiu o conselho. Em 2014 Breno fez a prova de seleção da escola.
“Fiz o teste e passei em primeiro lugar”, lembra Breno.
Foi, então, que começou a jornada no piano e nos concursos de música. Depois de acompanhar o aluno no cenário nacional, o professor Remo incentivou o jovem a desenvolver o repertório internacional.
Após o concurso na Finlândia, Breno, a família e o professor, já têm novos planos. O próximo passo é esperar por um evento em Portugal, que foi cancelado por conta da pandemia do novo coronavírus.
“Nesse momento difícil do país, do mundo inteiro, por conta da pandemia, a gente vem com uma notícia boa do Breno sendo agraciado com uma premiação em concurso internacional, e levando assim o nome da Escola de Música de Brasília” destaca Davson de Souza, diretor da escola em Brasília.
Concurso Internacional de Piano da Finlândia
O concurso World Piano Teachers Association , que ocorreu pela internet, é a 2ª Competição Internacional de Piano da WPTA Finland, uma associação internacional que reúne anualmente profissionais e artistas da área.
A WPTA faz parte da Escola de Música finlandesa Isidor Bajić, fundada em 1909. A instituição é voltada para a arte da música e é reconhecida mundialmente.
*Sob supervisão de Maria Helena Martinho