Entenda os critérios para inclusão de novos grupos na vacinação contra Covid-19 no DF

Entenda os critérios para inclusão de novos grupos na vacinação contra Covid-19 no DF

A ampliação da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal ocorre, principalmente, por idade. Atualmente a faixa etária está acima dos 44 anos, mas, a partir de sábado, começam a ser imunizadas pessoas acima de 41 anos, segundo anunciou o governador Ibaneis Rocha, nesta quinta-feira (8).

No entanto, novas categorias profissionais ainda podem ser incluídas na campanha, a depender de decisão do Ministério de Saúde. Desde o início da campanha de vacinação contra o novo coronavírus, governos locais têm o próprio cronograma, mas são orientados a seguir o Plano Nacional de Imunização (PNI), que serve como guia para a vacinação.

Até junho, a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) recebia de sindicatos diversos pedidos de inclusão na vacinação e os técnicos da pasta analisavam caso a caso. Em 1º de julho, a SES disse que, a partir daquele momento, a ampliação ocorreria apenas por idade – ou seja, profissionais que já tinham iniciado a imunização até aquela data, continuariam atendidos, caso contrário, precisariam esperar chegar a sua faixa etária.

No entanto, nesta quinta-feira, o secretário Osnei Okumoto anunciou o DF continuará seguindo o PNI. Sendo assim, qualquer profissão nova, incluída pelo Ministério da Saúde, será vacinada em Brasília.

LEIA TAMBÉM:

Mudança na prática

No início de junho, o GDF anunciou que os bancários seriam priorizados na campanha de vacinação. Na época, a categoria não era citada no PNI.

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recomendou que Brasília considerasse imunizar apenas os profissionais que constam no Plano Nacional de Imunização. Após o questionamento do órgão, o GDF recuou e anunciou que não incluiria novas profissões, ampliando a campanha apenas por idade. Os bancários ficaram de fora.

No entanto, na última terça-feira (6), o Ministério da Saúde anunciou a inclusão de bancários e funcionários do Correios no PNI. Então, os profissionais voltaram ao planejamento do GDF, conforme explicou o secretário de Saúde, Osnei Okumoto.

“Tudo o que é incluído pelo PNI seguimos à risca a determinação”, disse Okumoto.

O secretário aponta que os bancários do DF serão vacinados assim que o Ministério da Saúde encaminhar doses para o grupo.

blogbrasilianews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *