Incêndio em parque ecológico assusta motoristas no DF; bombeiros usam avião para apagar chamas
Um incêndio no Parque Ecológico Ezechias Heringer, no Guará, no Distrito Federal, assustou motoristas, moradores e mobilizou várias equipes do Corpo de Bombeiros nesta quinta-feira (2). Imagens feitas por testemunhas mostram que o fogo atingiu uma grande área.
Aviões carregados com água foram usados para tentar apagar as chamas. Até a última atualização desta reportagem, o Corpo de Bombeiros não tinha informado detalhes sobre a operação.
Já o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), responsável pela administração do parque, afirma que atua com os militares na ação. Segundo o órgão, “o local possui muito mato seco (material combustível), dificultando o combate. Todos os esforços estão voltados para normalizar a situação o quanto antes”.
‘Caramba, que fogo é esse?’
A confeiteira, Flávia Kamers, de 41 anos, conta que a fumaça podia ser vista de longe. Ela registrou a cena de dentro do apartamento, em Águas Claras, no fim da tarde.
“Estava na janela da cozinha e falei: ‘Caramba, que fogo é esse?’ Era uma fumaça bem preta, que deu impressão de estar queimando muita coisa ao mesmo tempo. A nuvem [de fumaça] que se formou era monstruosa”, lembra.
Nilva Aparecida da Silva, de 63 anos, também levou um susto. Ela mora no Guará, próximo do parque. “Dava para ver as labaredas de longe. Baixava fogo de um lado quando caía água do avião, mas aumentava de outro. Estávamos eu, minha nora e meu filho, e ficamos preocupados”.
Ela conta que a fumaça dificulta a respiração. “O ar está realmente muito seco. E com o cheiro forte de fumaça, está impossível deixar a casa aberta”, ressalta Nilva.
Clima seco
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa do ar chegou a 25% na tarde desta quinta-feira, e o DF continua em estado de atenção. A temperatura ficou em 27,8 ºC.
“Não há mais previsão de chuva para os próximos dias. Está muito seco, então, se colocar fogo em qualquer coisa, as chamas se proliferam rapidamente. É preciso ter cuidado com queimadas nessa época”, alerta o meteorologista Cleber Souza.
by: CARLOS DUARTE