Maioria dos postos no DF não têm mais vacinas para primeira dose contra Covid-19, diz Saúde

Maioria dos postos no DF não têm mais vacinas para primeira dose contra Covid-19, diz Saúde

O subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero, afirmou, nesta quinta-feira (2), que a aplicação da primeira dose das vacinas contra Covid-19 está suspensa na maioria dos postos da capital, por falta de imunizantes.

Em entrevista coletiva, o gestor afirmou que, a partir desta sexta-feira (3), a campanha vai “priorizar a segunda dose”. A expectativa do governo local é receber novos lotes para primeira dose só a partir do dia 15 de setembro.

Na quarta-feira (1º) a Secretaria de Saúde recebeu 19.890 doses da Pfizer e espera receber mais 9.850 doses da AstraZeneca, nesta quinta, além de 28.080 da Pfizer na sexta (3). As novas remessas são todas destinadas para segunda dose, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Questionado sobre a duração das doses disponíveis na capital, considerando ainda aquelas que chegam nesta semana, Valero estima que elas devem ser usadas totalmente “em sete dias”.

Atualmente, há antecipação da segunda dose para quem recebeu AstraZeneca ou Pfizer e precisa tomar o reforço até 7 de setembro.

156 mil não se vacinaram

A campanha de imunização no DF atende, atualmente, quem tem a partir de 17 anos. A expectativa da SES é de ampliar para a faixa etária de 12 anos ou mais, gradualmente, após a chegada de novas remessas destinadas para primeira dose.

Um monitoramento da Secretaria de Saúde aponta que 156 mil pessoas que estão na faixa etária já incluída na campanha ainda não iniciaram a imunização. A pasta considera que podem estar entre eles moradores do DF que buscaram atendimento em outros estados.

Até quarta-feira (1º), os postos do DF já vacinaram 2.019.987 pessoas com a primeira dose e 810.223 com segunda dose e 56.216 com a dose única.

by: ISABELLY COSTA

blogbrasilianews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *