Apenas dois pontos de vacinação contra Covid abrem nesta terça
Apenas dois postos de vacinação contra a Covid-19 funcionam nesta terça-feira (30), feriado do Dia do Evangélico, no Distrito Federal. A UBS 1 do Itapoã atende das 8h às 17h e o posto na Praça dos Cristais, no Setor Militar Urbano, abre das 18h às 22h (veja mais detalhes abaixo).
SAIBA MAIS:
No Itapoã, adolescentes a partir de 12 anos, adultos, gestantes e puérperas podem ser vacinados com a primeira dose (D1). A segunda dose (D2) e o reforço são aplicadas nos adultos e profissionais de saúde, além da dose extra para imunossuprimidos.
Na Praça dos Cristais, há aplicação da segunda dose (D2) da Pfizer-BioNTech, além da dose de reforço para adultos e profissionais de saúde.
A dose de reforço é para quem tem mais de 18 anos e tomou a segunda dose há pelo menos cinco meses.
Regras para vacinação
- Primeira dose: Qualquer pessoa com 12 anos ou mais pode ser imunizada no Distrito Federal. Adolescentes não precisam ser acompanhados pelos responsáveis, basta comparecer a um dos postos e apresentar a carteira de identidade.
- Segunda dose: quem tomou AstraZeneca ou Pfizer recebe a segunda aplicação oito semanas após a primeira dose, ou seja, a partir do 56º dia. Para a CoronaVac, o intervalo recomendado é de 14 a 28 dias.
- Dose de reforço: é voltada para pessoas com 18 anos ou mais e profissionais de saúde. É preciso ter recebido a segunda dose há, pelo menos, cinco meses.
- Dose adicional: é aplicada em imunossuprimidos graves que tenham recebido a segunda dose, ou a dose única, há no mínimo 28 dias.
Onde tem vacina contra Covid-19 no feriado do Dia do Evangélico, no DF
UBS 1 Itapoã: das 8h às 17h (para pedestres)
- D1 para adolescentes a partir de 12 anos, adultos e gestantes e puérperas;
- D2 de AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer-BioNTech;
- Dose de reforço para adultos e profissionais de saúde;
- Dose adicional para imunossuprimidos;
- Vacinação contra Influenza.
Praça dos Cristais: das 18h às 22h (drive-thru e pedestres)
- D2 de Pfizer-BioNTech
- Dose de reforço para adultos e profissionais de saúde.
by: Vanessa da Costa