Comissão discute reconhecimento de mercado de Taguatinga como patrimônio cultural do DF Fonte: Agência Câmara de Notícias
A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta sexta-feira (17) para debater a inclusão do local denominado Mercado Sul de Taguatinga como patrimônio material e imaterial do Distrito Federal.
A deputada Erika Kokay (PT-DF), que pediu a audiência, disse que a comunidade organizada de Taguatinga criou o movimento Mercado Sul Vive “para lutar pelo reconhecimento do local como Patrimônio Cultual e Histórico do DF”.
Segundo ela, esse território já é um patrimônio por seus diversos saberes, suas inúmeras formas de expressão, pelos objetos ali preservados, suas celebrações que agregam todo o Distrito Federal e seus lugares onde ritos ancestrais e futuristas são praticados.
Para Erika Kokay, o Mercado Sul precisa urgentemente ser reconhecido para que sua comunidade “seja fortalecida em seu processo de apropriação e revitalização do espaço citadino; e para que possam ser tomadas medidas imediatas de salvaguarda, manutenção e promoção das práticas de seu território”.
Debatedores
Foram convidados para o debate:
– representante da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, a diretora de Preservação da Subsecretaria do Patrimônio, Daniela Zambam Rodolfo;
– representante do projeto Retomar para Reinventar, Webert da Cruz;
– o defensor público do DF, Ronan Ferreira Figueiredo;
– a representante do Conselho de Cultura do DF, Rita Andrade;
– o antropólogo e especialista em Patrimônio Cultural, Paique Duques Santarém;
– a produtora cultural Giuliana Leticia;
– representante do BR Cidades, da Universidade de Brasília (UnB), Liza Maria Souza de Andrade; e
– representante do movimento Mercado Sul Vive, Cid Aroeira.
Fonte: Agência Câmara de Notícias