DF tem dezembro mais chuvoso dos últimos sete anos
Este mês de dezembro é o mais chuvoso dos últimos sete anos no Distrito Federal, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Entre o dia 1º e esta segunda-feira (27), o volume de chuvas chegou a 351,8 milímetros na capital. O índice é 45% maior que a média do período, de 241,5 milímetros.
E a última semana do ano deve manter o clima de muita chuva no DF, inclusive na noite de réveillon. Segundo o Inmet, nesta segunda, mesmo com temperaturas mais elevadas e céu claro, há possibilidade de precipitação em áreas isoladas, entre o fim da tarde e início da noite.
A partir de terça-feira (28), as chuvas se tornam mais intensas e permanecem até, pelo menos, o próximo sábado (1º). A previsão é que a temperatura máxima não ultrapasse os 25ºC. Já a umidade relativa do ar fica entre 45% e 95%.
O meteorologista Cléber Souza explica que o tempo nublado favorece a queda das temperaturas.
“A semana começou um pouco quente e com céu limpo, mas as nuvens voltam a predominar, causando declínio das temperaturas nos demais dias”, diz.
Mês chuvoso
Ainda de acordo com o especialista, com a água prevista para esta semana, o mês pode bater recordes históricos.
“Com as chuvas de amanhã, o mês vai superar ainda mais a média esperada. O brasiliense pode se preparar para muita chuva”, afirma Cléber.
O excesso de precipitação requer atenção redobrada para evitar acidentes e estragos pela capital (veja cuidados abaixo). Por outro lado, o alto volume de água é favorável para o abastecimento de água dos reservatórios do DF. Nesta segunda, os níveis estão em:
- Descoberto: 73,1%
- Santa Maria: 89,3%
Cuidados durante a chuva
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados a tomadas;
- Em caso de rajadas de vento, é importante não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
- Não é recomendado estacionar veículos perto de torres de transmissão e de placas de propaganda;
Em caso de necessidade, é possível buscar mais informações junto à Defesa Civil, no telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, pelo 193.
FONTE: G1