Ministro aposentado do STJ, José de Jesus Filho morre aos 94 anos, em Brasília
Morreu nesta sexta-feira (31), em Brasília, o ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ) José de Jesus Filho, aos 94 anos. O velório ocorre a partir das 15h, na Capela 2 do Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul, e o enterro está previsto para as 17h
Nascido em Araguari (MG), ele atuou como juiz federal em Goiás e, em 1986, assumiu uma cadeira no extinto Tribunal Federal de Recursos. Quando a Corte deu lugar ao STJ com a Constituição de 1988, ele manteve o posto e foi integrante da Segunda Turma, na qual permaneceu até 1997, quando se aposentou.
Após sair da Corte, chefiou a Secretaria Executiva do Ministério da Justiça no primeiro mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Nesse período, colaborou na elaboração do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Por uma semana, em 1998, atuou como ministro da Justiça interino.
No ano seguinte, foi nomeado secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, durante o terceiro mandato do ex-governador Joaquim Roriz. Depois de deixar a vida pública, atuou na advocacia até o momento em que a saúde permitiu.
Em nota, o presidente do STJ, ministro Humberto Martins lamentou a morte. “Perdemos um magistrado de notável conhecimento jurídico e de conduta ética irreparável. O ministro José de Jesus integrou a primeira composição do STJ e, em seus sete anos na corte, contribuiu decisivamente para a consolidação do Tribunal da Cidadania. Deus é o senhor do tempo e dará o conforto aos seus familiares”, afirmou.