Seja para aproveitar o final de tarde com os amigos, seja para praticar algum esporte, os equipamentos públicos de lazer e desporto são essenciais para o bem-estar da população. Em Taguatinga, os espaços estão de cara nova: 47 parquinhos infantis e 14 quadras poliesportivas foram reformados pela administração regional da cidade desde o ano passado. O trabalho foi feito pela equipe técnica, com apoio de reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap) e do programa GDF Presente.
“Trata-se de uma ação importante, especialmente porque as quadras de esporte e os parquinhos são os locais de mais acesso da comunidade, onde as pessoas se encontram para conversar, para conviver, e as melhorias trazem mais qualidade de vida. Faz com que os pais se sintam seguros de levar os filhos e que gostem de estar ali”, explica o administrador regional de Taguatinga, Renato Andrade.
Os serviços incluem a substituição de areia, reparos dos brinquedos, manutenção de traves de futebol e cestas de basquete, pintura e ajuste nos gradis e alambrados, entre outros. Foram usados materiais da própria administração. “Ouvimos a comunidade presencialmente e colhemos os relatos da ouvidoria, dando prioridade para os locais mais depredados, mas passamos por toda a região, sem deixar nenhuma área sem atendimento”, destaca o administrador regional.
As equipes estiveram recentemente nos parquinhos da QNG 18/30 e da CNC 1/3, onde também há uma quadra poliesportiva e um ponto de encontro comunitário. A autônoma Maria Regina Gomes, 62 anos, mora na QNG 18/30 há mais de duas décadas e conta que a melhoria é benéfica para todos. “Essa reforma é boa para as crianças, que podem brincar sem medo de se machuca.r e os pais ficam tranquilos”, afirma.